Aprenda a lidar com o sofrimento através da bíblia.
Publicado em 18/12/2023
Você já enfrentou uma situação de vulnerabilidade, seja física, emocional ou espiritual, e teve dificuldades para lidar com seus sentimentos?
Nesse devocional vamos olhar para os nossos sofrimentos de outra perspectiva. Vamos olhar para a bíblia e entender porque sofremos.
Existem muitas dúvidas sobre o sofrimento no meio cristão. Algumas pessoas entendem que o sofrimento é normal na vida, mas ainda se perguntam: “Por quê?” e nunca encontram resposta. Outros acreditam que não deveriam sofrer porque Cristo sofreu por eles e são “mais que vencedores”. Acreditam que é obra do maligno ou até mesmo falta de fé.
Todos nós estamos sujeitos ao sofrimento e não existe uma receita mágica para fugir, mas a bíblia nos ensina como lidar com o sofrimento e encarar os momentos difíceis. Paulo afirma em sua carta aos romanos que os nossos sofrimentos não podem ser comparados com a glória que está por vir. Ele diz que toda criação está sujeita à inutilidade, que ela geme como em dores de parto, e que não somente ela, mas também nós, mesmo tendo recebido as primícias do Espírito Santo. Podemos então descartar essa teologia antibíblica que diz que os filhos de Deus não estão sujeitos ao sofrimento. Sofremos desde que houve o rompimento da comunhão do homem com Deus, desde a queda sentimos medo, dor, tristeza e tantos outros sentimentos negativos.
Romanos 8:18-23 NVI
[18] Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. [19] A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. [20] Pois ela foi submetida à inutilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança [21] de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. [22] Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto. [23] E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.
https://bible.com/bible/129/rom.8.18.NVI
Agora que você compreendeu que todos nós estamos sujeitos ao sofrimento em decorrência do pecado você pode olhar para o que tem te causado sofrimento e dizer que é passageiro e temporário. Diga ao seu problema que ele não é nada perto do que te espera para sempre. Paulo afirma que todos nós estamos sujeitos ao sofrimento, mas ressalta que ele não pode ser comparado à glória que está por vir. Declarar isso é o primeiro desafio desta semana.
Oração: Pai, peço em nome do seu filho amado, Jesus, que os obstáculos não me impeçam de enxergar o que me aguarda. Ajuda-me a lidar com meus sentimentos e enfrentar todas as dificuldades da vida, depositando minhas esperanças em ti. Desejo amadurecer mesmo em meio à dor e nunca esquecer que nada é comparável à glória que será revelada. Amém!
(31) 991711634
Ibbpazjr@gmail.com